Pular para o conteúdo principal

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Sinais e Sintomas

 




TDAH é um transtorno neurobiológico



O TDAH muitas das vezes é confundido como má-criação, preguiça, impulsividade e inquietude dentre outros pejorativos usados por quem desconhece esse transtorno que afeta crianças e adultos.

 

Afinal de contas, o que é o TDAH?


O tdah é um distúrbio que afeta a parte frontal do cérebro, caracterizado pela desatenção/falta de concentração, agitação/inquietação (hiperatividade) e impulsividade,  interferindo na capacidade de controlar os impulsos e de conseguir organizar-se em relação ao tempo, aos prazos e ao futuro e m geral.


Além do que o cérebro da pessoa com hiperatividade sempre  gera novas estimulações, mantendo sempre a pessoa em um estado de alerta e impulsividade.



Essas características podem levar a criança ou adolescente a ter dificuldades emocionais e de relacionamento, resultando em baixos níveis de autoestima e baixo desempenho escolar/acadêmico frente às reais dificuldades de aprendizagem.



Quais as causas do TDAH?

Sem uma causa definida, porém, sabe -se que tem sua origem genética, e que fatores  ambientais, familiares, socioculturais  e  exposições a situações estressantes são gatilhos para o desenvolvimento do transtorno de TDAH. 


Sinais e Sintomas de TDAH


Os sinais e sintomas é um conjunto de comportamento que aparece na criança desde os primeiros anos de vida mas que ficam evidentes na fase escolar e está  relacionado diretamente a falta da capacidade de reter a atenção/concentração, impulsividade e inquietude. A seguir uma lista desses sinais e sintomas mais comuns:


Sintomas de hiperatividade

a) Constantemente, agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;

b) Constantemente deixa sua cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentada;

c) Constantemente, escala em demasia em situações impróprias ou tem uma sensação interna de inquietude;

d) Com constância, tem dificuldade para brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer.

e) Está constantemente ‘a mil’ por hora ou, muitas vezes, age como se estivesse ‘a todo vapor’;

f) Constantemente, fala em demasia;


Sintomas de Impulsividade:

a) Constantemente, responde precipitadamente antes das perguntas terem sido completamente formuladas;

b) Constantemente apresentam dificuldade para aguardar a vez;

c) Constantemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (conversas ou brincadeiras).


 Subtipos ou tipos de TDAH


São classificados em 3 subtipos conhecidos como:


  • Com predomínio  desatento (mais comum no sexo feminino e muitas vezes é despercebido)


  • Com predomínio hiperativo/compulsivo (mais raro de ser encontrado)


  • Combinado (junção dos dois subtipos acima, sendo o mais comum e que traz maiores danos).


Como é feito o diagnóstico de TDAH?

O diagnóstico é clínico, necessariamente deve ser feito por um profissional da área da saúde habilitado, sendo o médico neurologista, o profissional mais habilitado para isso, a fim de evitar equívocos no diagnóstico, podendo ser feito em conjunto com  uma equipe interdisciplinar envolve neurologista, neuropsicólogo, psicólogo, psicopedagogo, e/ou fonoaudiólogo.


O diagnóstico passa pelas seguintes etapas:

• Entrevistas com os pais (para levantamento das queixas e sintomas e relatos sobre o comportamento da criança em casa e em atividades sociais);

• Entrevistas com professores (para saber o relato de comportamento da criança na escola, levantamento das queixas, sintomas, desempenho escolar, relacionamento com adultos e crianças);

• Questionários e escalas de sintomas a serem preenchidos por pais e professores;

• Avaliação/observação da criança no consultório;

• Avaliação neuropsicológica;

• Avaliação psicopedagógica;



Qual a importância do diagnóstico de TDAH?


Embora na fase adulta possa haver remissão da doença o diagnóstico e tratamento precoce, possibilita a criança ter uma qualidade de vida melhor, gerindo de forma adequada os conflitos e transtorno, além, de ganhar maturidade uma vez que, crianças portadoras de tdah têm prejuízos em seu amadurecimento, além de evitar problemas futuros com álcool e  drogas, rebeldias, brigas, e até mesmo suicídios que pode decorrer da auto-baixa estima que muitas das vezes afetam quem tem tdah.



Tratamento do TDAH


O tratamento poderá ser feito com medicação ou terapias, sendo o ideal que seja feita a combinação dos dois, sempre que houver indicação do uso de medicamentos prescritos pelo médico que faz o acompanhamento clínico.


Quando utilizar a medicação?

 A medicação será essencial sempre que houver disfunção e dano comportamental, trazendo alterações na dinâmica familiar, brigas entre amigos, instabilidade de humor e comportamento, ressalto que o uso de medicamento deverá ocorrer somente por indicação médica.


Por fim, o TDAH é um transtorno que se identificado precocemente poderá através do uso

terapia e do tratamento medicamentoso dar uma qualidade de vida para quem possui tdah e para que esta a sua volta.

 


Não deixe de comentar e compartilhar!

Um grande abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cuidado de Deus

O cuidado de Deus é manifestado de diversas maneiras, quem nunca ouviu falar do Deus que abriu o mar vermelho, derrubou muralhas, derrotou exércitos...? Mas quando se trata das pequenas coisas do dia a dia, quando só há um pouco de azeite na botija ou quando não há se quer um centavo no bolso? Podemos ainda assim ver o cuidado de Deus? Vou lhe contar uma história real de nossos dias que ilustra esse cuidado de Deus para conosco... Certa jovem se levantava todos os dias cedo para estar às 08:00 da manhã em seu emprego, ela trabalhava como empregada domestica e às 17:00 horas, quando saia de seu trabalho, caminha por cerca de 40 minutos a pé todos os dias para chegar em seu curso a noite.  Certo dia sentiu muita vontade de comer uma trufa, mas não tinha sequer um centavo em suas mãos, pois todo seu salário ia para curso que fazia, em sua pequenez para com Deus caminhou todo o percurso pedindo a Deus que pudesse encontrar uma moeda para assim poder comprar a trufa, e caminhou olhando para

Como os pais podem ajudar a criança que sofre com o TDAH?

5 dicas para  ajudar melhorar o desempenho de seu pequeno Você sente que a relação com seu filho é um tanto cansativa ou exaustante devido às dificuldades que ele enfrenta? Quer melhorar essa relação e ainda ajudar seu filho a ganhar autonomia no dia a dia?  Então não deixe de ler as 5 dicas  que preparamos para te ajudar. 1 - Estabeleça uma rotina sólida A criança com TDAH precisa ter uma rotina clara e bem definida, o legal aqui é se valer de ferramentas que o ajudarão nesse processo, como por exemplo: o uso de calendário, checklist, post it,   alarmes, quadro de recompensa. (Mas não precisa usar tudo junto). Ter um calendário o ajudará a planejar e gerir melhor seu tempo, dando noção de quão perto ou distante está a entrega de uma tarefa, provas escolares ou passeio em família. Checklist, adotar uma medida de checagem, vai ajudar a minimizar  os esquecimentos, sempre conferindo por exemplo os materiais necessários da aula estão todos em sua bolsa.  O uso de post it, é outra forma d

Você sabe amar e receber amor?

 Por Daiana Alves Você sabe amar e receber amor? O amor será um sentimento ou fruto da razão? Há quem diga ser um sentimento em relação ao outro, mas há quem diga que não, que o amor não pode ser um sentimento. Então fique comigo até o final para desvendarmos este mistério. Mas antes de chegarmos a uma conclusão quero contar algumas histórias. O filho chega em casa e diz a sua mãe: ─ A senhora não me ama, pois não preparou meu lanche! O marido por sua vez não se sente amado, pois sua esposa nunca faz um elogio ressaltando suas qualidades, pontos fortes e até mesmo sua virilidade. Já a esposa, por outro lado, não se sente amada, pois, seu esposo nunca a leva para jantar ou fazer aquela viagem que el a está sempre cobrando. O que há de comum nessas três histórias? Ninguém se sente amado o suficiente pelo outro, mas será que de fato eles não estavam amando? Bom a essa altura do texto você deve estar dizendo: ah eu tinha razão, o amor é um sentimento. Vamos a mais uma história… Certo casa