Pular para o conteúdo principal

Febre Maculosa



A Febre Maculosa conhecida no Brasil como Febre Maculosa Brasileira (FMB), e nos EUA como a febre das montanhas rochosas, é uma doença que possui alta letalidade, podendo comprometer a todos os órgãos, levando a morte em um curto espaço de tempo, requer tratamento imediato.

Por se tratar de uma doença com características, sinais e sintomas comuns a outras doenças, seu diagnóstico acaba sendo difícil.

Por isso se deve ficar atento aos sinais e sintomas, saber relatar quando se deu início, sendo importante relatar onde esteve entre 5 a 7 dias antes de ter início aos sinais e sintomas, pois isso, ajudará muito no diagnóstico médico.

Então vamos conhecer mais um pouco dessa doença, como ela se dá, seus sinais e sintomas, o que fazer se suspeitar de febre maculosa, prevenção e medidas de cautela.


O que é a Febre Maculosa?


A febre maculosa se trata de uma doença infecciosa febril aguda causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii, e sua transmissão se dá pela picada do carrapato-estrela infectado com essa bactéria.

Essa doença recebe esse o nome de febre maculosa, pelo fato da pessoa infectada apresentar febre acima de 38⁰C e máculas que são manchas avermelhadas ou rosadas com erupções (feridas) na pele, essas manchas aparecem em 80 – 90% dos casos.

A doença possui alta letalidade, se não tratada nas primeiras horas, devendo entrar com o tratamento no máximo entre 48–72 horas após os sinais e sintomas, sendo ideal nas primeiras horas após os sintomas.

É importante saber que os principais hospedeiros (aqueles que serve como abrigo) do carrapato são roedores, como a capivara, e equinos, mas podem encontrar-se também em cães, gatos e pássaros, devendo ficar atentos ao frequentar lugares onde exista um habitat comum de capivara e equinos.

Sua maior incidência ocorre no período de outono e inverno; pastos sujos e vegetação alta são ambientes propício para infestação do carrapato.


Como se dá a transmissão da Febre Maculosa?




Sua transmissão se dá através da picada do carrapato do gêneros Amblyomma Cajennense, conhecido como carrapato-estrela ou carrapato-de-cavalo, além das espécies Amblyomma Aureolatum; Amblyomma Sculptum e Amblyomma Dubitatum.

Todos quais são vetores (que transmitem a doença), podendo estarem infectados ou não pela bactéria causadora da febre maculosa, ou seja, o carrapato carrega a bactéria Rickettsia Rickettsii, e transmite pela saliva através da picada, sendo que para acontecer de fato sua transmissão é necessário que o carrapato ao picar a pessoa permaneça aderido a sua pele pelo período de 6 a 10 horas.

Lembrando que não existe transmissão de uma pessoa para outra, apenas do carrapato infectado com a bactéria para a pessoa.


Sinais e sintomas 


  • Manchas avermelhadas na pele com ou sem feridas, em torno dos punhos e tornozelos - geralmente ocorre 1-2 dias após a inoculação pelo carrapato.

  • Febre alta em torno de 40⁰C

  • Dores musculares

  • Náuseas e vômitos 

  • Dores de cabeça

  • Dores abdominais

  • Diarreias

  • Fraquezas

  • Problemas respiratórios

Que podem levar a:

  • Hipotensão (queda da pressão arterial)

  • Oligúria ou anúria (redução do volume urinário ou até mesmo a ausência de urina) 

  • Ínguas — linfadenopatias

  • Hiperemia das conjuntivas (vermelhidão dos olhos, simulando uma conjuntivite)

  • Coma - lesão cerebral (casos graves)

  • Crise convulsivas

  • Derrame hemorrágico

  • Necrose

  • Icterícia (coloração amarelada das conjuntivas ou pele)

  • Sintomas hemorrágicos

  • Esplenomegalia (aumento do baço)

 

Prevenção


Em zona de mata:

Usar bota de cano alto, e a calça por dentro da bota.

Usar roupas claras para ajudar na identificação do carrapato

Usar repelentes à base de Icaridina, que afastam esses artrópodes, além de serem hipoalergênicas.

Caso encontre um carrapato em seu corpo, procure retirar sem esmagá-lo; manter a calma e usar o auxílio de uma pinça para removê-lo.


Fique atento!

A Febre Maculosa Brasileira pode ser confundida com sarampo, dengue, rubéola, leptospirose, meningite, quadros de gastroenterites virais, infecção do trato respiratório superior, pneumonia, infecção do trato urinário no início de sua apresentação e até com outras sepses bacterianas, vasculites idiopáticas.

Então se tiver febre alta persistente após frequentar lugares como: fazenda; parque ecológico; horto florestal; margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo à represas, busque um médico informando os sinais e sintomas que estiver sentindo e relate onde esteve nos últimos dias, antes desses sinais e sintomas. Ok?

Agora que já está por dentro deste assunto, que tal conhecer outros temas aqui do blog?

Um abraço e até o próximo artigo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cuidado de Deus

O cuidado de Deus é manifestado de diversas maneiras, quem nunca ouviu falar do Deus que abriu o mar vermelho, derrubou muralhas, derrotou exércitos...? Mas quando se trata das pequenas coisas do dia a dia, quando só há um pouco de azeite na botija ou quando não há se quer um centavo no bolso? Podemos ainda assim ver o cuidado de Deus? Vou lhe contar uma história real de nossos dias que ilustra esse cuidado de Deus para conosco... Certa jovem se levantava todos os dias cedo para estar às 08:00 da manhã em seu emprego, ela trabalhava como empregada domestica e às 17:00 horas, quando saia de seu trabalho, caminha por cerca de 40 minutos a pé todos os dias para chegar em seu curso a noite.  Certo dia sentiu muita vontade de comer uma trufa, mas não tinha sequer um centavo em suas mãos, pois todo seu salário ia para curso que fazia, em sua pequenez para com Deus caminhou todo o percurso pedindo a Deus que pudesse encontrar uma moeda para assim poder comprar a trufa, e caminhou olhando para

Como os pais podem ajudar a criança que sofre com o TDAH?

5 dicas para  ajudar melhorar o desempenho de seu pequeno Você sente que a relação com seu filho é um tanto cansativa ou exaustante devido às dificuldades que ele enfrenta? Quer melhorar essa relação e ainda ajudar seu filho a ganhar autonomia no dia a dia?  Então não deixe de ler as 5 dicas  que preparamos para te ajudar. 1 - Estabeleça uma rotina sólida A criança com TDAH precisa ter uma rotina clara e bem definida, o legal aqui é se valer de ferramentas que o ajudarão nesse processo, como por exemplo: o uso de calendário, checklist, post it,   alarmes, quadro de recompensa. (Mas não precisa usar tudo junto). Ter um calendário o ajudará a planejar e gerir melhor seu tempo, dando noção de quão perto ou distante está a entrega de uma tarefa, provas escolares ou passeio em família. Checklist, adotar uma medida de checagem, vai ajudar a minimizar  os esquecimentos, sempre conferindo por exemplo os materiais necessários da aula estão todos em sua bolsa.  O uso de post it, é outra forma d

Você sabe amar e receber amor?

 Por Daiana Alves Você sabe amar e receber amor? O amor será um sentimento ou fruto da razão? Há quem diga ser um sentimento em relação ao outro, mas há quem diga que não, que o amor não pode ser um sentimento. Então fique comigo até o final para desvendarmos este mistério. Mas antes de chegarmos a uma conclusão quero contar algumas histórias. O filho chega em casa e diz a sua mãe: ─ A senhora não me ama, pois não preparou meu lanche! O marido por sua vez não se sente amado, pois sua esposa nunca faz um elogio ressaltando suas qualidades, pontos fortes e até mesmo sua virilidade. Já a esposa, por outro lado, não se sente amada, pois, seu esposo nunca a leva para jantar ou fazer aquela viagem que el a está sempre cobrando. O que há de comum nessas três histórias? Ninguém se sente amado o suficiente pelo outro, mas será que de fato eles não estavam amando? Bom a essa altura do texto você deve estar dizendo: ah eu tinha razão, o amor é um sentimento. Vamos a mais uma história… Certo casa